Dicas Nutricionais

Tapioca – SIM ou NÃO?

A ideia de substituir o pão branco pela tapioca não é nenhuma novidade. ganhou recheios maravilhosos do ponto de vista empírico, leite condensado, coco e carne seca. Foi a moda das dietas sem glúten e a fez ganhar fama de queridinha da boa forma física.
SÓ QUE NÃO é bem assim!

receita-de-tapioca-salgada
Rica em carboidratos, a tapioca não tem glúten, sódio e não leva gordura nem no preparo. Por outro lado, é pobre em fibras, proteínas e é um alimento de alto índice glicêmico (115). O índice glicêmico é um fator que diferencia os carboidratos, pois cada tipo “entra” na corrente sanguínea com diferentes velocidades. Um alimento com baixo índice glicêmico, como a batata doce, tem liberação lenta, com poucas alterações glicêmicas. Já um alimento com alto índice glicêmico, como a tapioca, tem liberação rápida e provoca uma hiperglicemia. Dependendo da quantidade de alimentos de alto índice glicêmico que comemos, pode ocorrer uma hipoglicemia de rebote. Um dos principais sintomas da hipoglicemia é justamente a falta de energia, ou seja, tudo o que um praticante de atividade física não deseja durante o exercício.

Em resumo, o índice glicêmico é um indicador para sabermos quais os alimentos devemos comer para evitar o sobe e desce abrupto da glicemia.
Para controlar a carga glicêmica de uma refeição com tapioca, a dica é rechear a massa com proteínas (frango, claras de ovos, atum, queijo branco) e um pouco de fibras. Do ponto de vista da nutrição esportiva, os melhores horários para comer tapioca são no café da manhã, no pré-treino (entre 1 e 2 horas antes) e no pós treino (até 1 hora após). São os 3 principais momentos que necessitamos de um maior aporte na ingestão de carboidratos.

Para quem faz atividades físicas moderadas e quer perder gordura corporal recomenda-se a ingestão de alimentos fontes de carboidratos com baixo IG, como a batata doce ou a aveia, por exemplo, ao invés da tapioca. Se o objetivo é melhora da performance e/ou ganho de massa muscular a dieta pode ser mais rica em carboidratos. Neste caso, a tapioca acaba sendo uma boa alternativa para variar o cardápio.

De um modo geral, a tapioca é, sim, uma boa alternativa para substituir o pão branco, por ter rápida digestibilidade, menos calorias e nada de sódio. Agora, quem troca o pão pela tapioca, pensando apenas na quantidade de calorias, pode cometer o mesmo erro de quem tira o glúten da dieta e passa a comer alimentos sem fibras.
Sugiro então que ela seja substituída por uma CREPIOCA, preparada com ovos e recheios “magros”. Fácil de preparar e deliciosamente mais saudável.

Equilíbrio nas escolhas e opinião de seu Nutricionista!
Lembre-se: sua dieta não é, e nem deve ser igual a das outras pessoas, foco no seu objetivo!

Texto escrito por Angela Dorigoni, nutricionista, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva.

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