Dicas Nutricionais

Queijo nosso de cada dia

É tanta opção disponível no mercado que fica difícil escolher, mas quando se fala em queijo e dieta, uma coisa é certa: os amarelados têm maiores quantidades de gordura que os mais branquinhos, sendo esses últimos as melhores opções para quem mantêm uma alimentação saudável.

queijo

Sabe-se que os queijos mais amarelos são mais ricos em gorduras, principalmente as saturadas. Esta gordura em grande quantidade pode levar ao excesso de peso e ao acúmulo de gorduras sanguíneas, como triglicérides e colesterol e aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Na hora de escolher qual vai compor sua mesa nas refeições, prefira os brancos. Eles geralmente têm menos calorias, porque contêm menos teor de gordura do que os queijos amarelos.

Mas não pense que esse fator faz o queijo branco ser pobre em nutriente. Muito pelo contrário.
Os tipos brancos reúnem proteínas (importante na formação dos músculos), vitamina A (antioxidante), vitamina D (aumenta a imunidade), vitamina B (mantém a saúde dos olhos, pele e cabelo) e minerais como cálcio e fósforo (para ossos e dentes fortes). Dentre os tipos brancos, a ricota e o cottage são os mais leves, por serem fabricados com leite desnatado (menos calorias, gordura e sódio).

Estudos mostram que o consumo diário do queijo branco auxilia no controle da hipertensão e do diabetes, pois além de fornecerem cálcio são quase isentos de gordura. De maneira geral eles são ótimas fontes de proteína para o café da manhã, lanche da tarde ou intermediários.
E mesmo que o queijo tenha baixas calorias, não abuse: o exagero também pode contribuir para o ganho de peso!

Então para ir ao embalo dos queijos brancos, segue a receita de uma pastinha de ricota super saudável e caseira para você substituir pelos produtos industrializados. A Ricota é um queijo fresco e leve feito do soro resultante da fabricação de queijos como mussarela e provolone. Ela tem textura similar ao queijo cottage, porém consideravelmente mais leve. É apreciado como recheio de massas, em pastas e tortas doces.

 

Pasta de Ricota

Ingredientes:
• 250g de ricota fresca
• 150g de cream cheese light
• Leite vegetal ou outro de sua preferência, o quanto for necessário
• Cebolinha fresca a gosto
• Sal a gosto (ou tempero sem sódio).
• 1 dente de alho pequeno ralado
Modo de Preparo: Amasse a ricota com um garfo. Adicione o cream cheese e misture bem. Adicione o alho cru e ralado. Coloque a cebolinha e os temperos. Vá adicionando o leite aos poucos, até obter a consistência desejada.

 

Texto da Nutricionista Bárbara Ferraresi Garcias

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