Emagrecimento e Vitaminas

Os 7 piores erros ao emagrecer

Você quer emagrecer, mas não consegue? Todo ano novo decide perder alguns quilos, mas quando se dá por conta o ano acabou e você mais uma vez falhou no objetivo? Provavelmente você faz parte das estatísticas, que afirmam: cerca de 90% das dietas dão errado.

Muita calma! Por mais que emagrecer pareça impossível, não se assuste. Ainda dá tempo de conseguir bons resultados, se você começar agora! Na tentativa de chegar ao peso ideal, muitas pessoas cometem erros que passam despercebidos.  Erros simples que aparentemente não são perigosos, mas que na verdade são decisivos no sucesso pela busca do tão almejado emagrecimento. Trouxemos os sete piores erros ao emagrecer que você deve parar AGORA de cometê-los.

Vamos lá?

piores erros ao emagrecer

Conheça agora os sete piores erros ao emagrecer.

1 Ter pressa para emagrecer

É normal querer atingir todos os objetivos logo nas primeiras semanas, ou querer ver o resultado de cada ação, mas é importante ter paciência. Os primeiros dias parecem ser mais empolgantes, aliás, a maior perda de peso costuma ser nas primeiras semanas de dieta. Estranho? Não, isso é um processo natural do corpo. Na fase inicial, há uma perda de peso e dos líquidos que causam inchaços, sem falar, que o intestino passa a funcionar melhor.

Após algumas semanas, parece ficar mais difícil de perder números na balança e isso também é normal. A busca por um peso mais baixo precisa ser lenta e gradual para que o corpo continue nutrido e preparado para os exercícios físicos. É uma nova fase para seu corpo e ele precisa se acostumar, vá com calma.

 

2 Pular refeições ou ficar sem comer

Fazer jejum, pular refeições e em especial o café da manhã, é uma das piores coisas que você pode estar fazendo. Quando ficamos longos períodos sem comer, nosso corpo se defende armazenando mais gordura para que sirva de energia. Isso torna o metabolismo lento e prejudica muito a perda de peso. O ideal é fazer seis refeições ao longo do dia, dando um intervalo médio de três horas entre cada uma delas. Assim o corpo irá entender que não ficará sem energia e que poderá queimar as calorias que você ingerir tranquilamente.

Nada de pular o café da manhã, pois é ele a refeição mais importante do dia e responsável por evitar que você coma demais no almoço e prejudique o seu dia inteiro. No café da manhã consuma cereais, carboidratos e principalmente proteínas, como leite, iogurte e ovos. Pulando o café da manhã, a tendência de você procurar por alimentos mais gordurosos e calóricos nas próximas refeições é muito maior.

Ovo no café da manhã: você  já pensou nisso?

Você almoça vendo televisão ou mexendo no celular? Essas distrações podem estar sendo suas maiores inimigas! É muito importante estar atento e prestar atenção naquilo que você está se alimentando. Quando você se distrai, você passa a comer mais e não sente o sabor da comida, e precisará aumentar o tamanho do prato para o estômago sentir-se satisfeito.

Além de prestar atenção na alimentação, outra dica importante é diminuir o tamanho do prato e do copo, para assim controlar melhor o que você consome.

 

3 Não dormir bem

Pode até parecer estranho, mas dormir mal é um dos piores erros ao emagrecer e afeta direta e indiretamente a sua busca pelo peso ideal. Uma boa noite de sono evita o aumento de secreções em certos hormônios responsáveis pelo aumento da fome e do apetite. Sem falar no aumento da produção de cortisol, o hormônio do estresse que estimula a armazenagem de gordura.

piores erros ao emagrecer

Além disso, a luta contra a balança fica ainda mais difícil. Você já ouviu falar que uma noite mal dormida é sinal de dia ruim? Exatamente, não dormir bem causa mau humor e como refúgio emocional, será muito fácil cair nas tentações e chutar o balde da dieta. O cansaço e a preguiça, são dois outros fatores, que poderão prejudicar e muito a prática de atividade físicas.

Ir dormir com fome também pode causar insônia, mas não para por aí. Após a janta é muito importante um lanche leve, como frutas. Isso evitará excessos no café da manhã e principalmente reduzirá a vontade por alimentos calóricos.

 

4 Beber pouca água

Parece bobo, mas a maioria das pessoas não toma a quantia necessária de água. A água é essencial para o nosso organismo, e mais importante até que os alimentos. Auxílio na digestão, circulação, hidratação das células são algumas das funções desse importantíssimo líquido.

Mas lembre-se, estamos falando de ÁGUA, não é suco, nem leite e muito menos refrigerantes. Muitas vezes achamos que estamos com fome, mas na verdade estamos é com sede e alguns goles já são suficientes. Leve sempre com você uma garrafa de água e não pare de se hidratar.

Antes de refeições, você pode também beber um copo de água deixando seu estômago mais cheio e diminuindo assim a quantidade de alimentos a serem ingeridos.

 

5 Não praticar atividades físicas

Fazer dietas sem praticar atividades físicas é tão inútil quando exercitar-se e não dar atenção à alimentação. Muitas pessoas não alcançam resultados na academia devido a falta do cuidado com a alimentação. E optar por uma alimentação saudável na busca do emagrecimento exige também a prática de exercícios. Ou seja, um está totalmente ligado ao outro.

piores erros ao emagrecer

Caminhadas, hidroginástica, corrida, natação, dentre outros, são as chamadas atividades aeróbicas. Elas ajudam na queima de calorias e na perda de medidas. Sem falar nos benefícios para a saúde, prevenindo doenças como diabetes, infartos e hipertensão.

Já os exercícios anaeróbicos como musculação, pilates e ioga, contribuem para o ganho de massa muscular, fortalecem os ossos, melhoram a flexibilidade dos tendões e previnem diversas doenças, como a osteoporose.

Não há outra saída, reserve um tempo diário para a prática de exercícios. É muito importante escolher algo que você gosta e ir sempre experimentando coisas novas.

 

6 Consumir produtos diets e lights

Você sabe a diferença entre alimentos diets e lights?

Um produto diet é aquele destinado aos diabéticos, pois não contém açúcar ou para alérgicos a glúten. Já os alimentos lights apresentam uma redução de determinados nutrientes. Eles surgiram para atender a busca crescente da população pelo bem-estar e pela saúde. Mas nem tudo que parece, realmente é.

Produtos diets e lights reduzem ou eliminam açúcares, calorias e gorduras, mas para continuar saboroso são adicionadas outras substâncias. O refrigerante light, por exemplo, é zero calorias, mas em compensação há uma grande quantidade de sódio, perigosíssimo à saúde, principalmente por aumentar a pressão arterial.

Não caia na enganação de alimentos lights e diets serem saudáveis. A dica é consumir alimentos normais, mas prestando atenção nas quantidades. Não tire de um dia para outro alimentos do seu cardápio. Reduza a quantidade e frequência de consumo, inclusive, permitir-se as vezes, torna a dieta mais atrativa e motivadora.

 

7 Seguir dietas milagrosas

Dieta da sopa, dieta do limão, dieta das frutas, dieta detox, dieta da Lua, dieta das amigas… esqueça todas elas! As famosas dietas milagrosas de pessoas que dizem perder sete quilos em uma semana ou números ainda mais absurdos são um verdadeiro perigo a saúde.

piores erros ao emagrecer

Proteínas, vitaminas, gorduras, carboidratos e fibras precisam estar no seu cardápio.  A retirada de qualquer uma dessas substâncias pode prejudicar muito mais do que beneficiar, aliás, o corpo precisa de todas essas substâncias e sem elas você estará cometendo mais um dos piores erros ao emagrecer.

Você até pode perder peso fazendo essas dietas malucas, mas o que você estará perdendo mesmo é massa magra, fundamental para o corpo. Sem falar, que essas dietas causam o efeito sanfona, tudo o que você perde, volta e muitas vezes volta com quilos extras, já que a vontade por aqueles alimentos deixados de lado acaba sendo incontrolável.

Nada de seguir dietas de conhecidos, aliás, o que funciona para eles pode não funcionar para você. A dica é ter paciência e emagrecer de forma gradual e saudável. É necessária uma reeducação alimentar e isso não é uma tarefa fácil, exige tempo e esforço.

 

Antes do emagrecimento, busque principalmente uma vida saudável. Pratique exercícios físicos, consuma alimentos sadios, busque o acompanhamento de um profissional e preste atenção nesses setes erros tão comuns que podem colocar tudo a perder.

Invista em você e sempre mantenha foco. A trajetória não é fácil, e a vontade de desistir é frequente, mas lembre-se, você está fazendo isso por você e terá muito orgulho disso quando os resultados começarem a aparecer.

Acredite, você consegue!

 

banner demigod