Corpo e estética

Por que pedalar em grupo?

Esportes ou práticas coletivas facilitam o convívio social, já que o método depende da interação entre os praticantes. Mesmo em esportes considerados individuais, como natação e corrida, por exemplo, existem modalidades em grupo, ou que podem ser realizadas na companhia de outras pessoas.

pedal2

A interação é uma forma importante para o desenvolvimento e para a aprendizagem. Dessa forma, ao praticarmos atividades coletivas, ampliamos as potencialidades do ser humano ao mesmo tempo em que expandimos melhorias na qualidade de vida.

O ciclismo é uma das atividades em que a interação entre os praticantes é muito benéfica. Porém, para os iniciantes é preciso começar de baixo, com trajetos curtos, e se possível, realizar uma avaliação com um médico e com um educador físico, para que a prática seja segura e benéfica.

Dentro do pedal, existem algumas modalidades. O Mountain Bike é uma delas e ocorre em terrenos irregulares (estradas de chão, não asfaltadas), com diversos obstáculos (passagem de rio, pontes, dentre outros). Em Erechim-RS, alguns praticantes percorrem as estradas do interior, sempre com muita diversão. No inverno acontece o “sapeco de pinhão” e a “caça pelas bergamotas”, o que torna o pedal muito prazeroso e interativo.

Já o Ciclismo de Estrada é uma competição esportiva, utilizando bicicletas que no Brasil, conhecemos como Speed. Na nossa região, acontece em diversas estradas que são asfaltadas e levam a diversas cidades do interior como Aratiba, Paulo Bento, Marcelino Ramos, São Valentim, Barão de Cotegipe, e outras.

pedal1

Uma outra modalidade é o Bicicross ou BMX, um esporte que foi trazido para o Brasil na década de 70, tendo origem nos EUA. É disputado em terreno acidentado, com descidas e subidas fortes, o que exige alto grau de preparação.

pedal3

O pedal, quando feito de forma correta, é benéfico para o desenvolvimento muscular e cardiovascular. É uma excelente atividade aeróbica, e sua prática queima muitas calorias. Além disso, eleva, como todo e qualquer exercício a autoestima.

Por ser um esporte sem impacto sobre as articulações, músculos e tendões, é uma boa pedida para quem pretende abandonar o sedentarismo. Assim, a pessoa aumenta suas capacidades físicas sem sobrecarregar tornozelos, quadris e joelhos.

É importante também manter-se hidratado durante a atividade e usar os equipamentos necessários: roupas leves para o verão, e quentes para o inverno, capacete e luvas para evitar possíveis lesões em caso de queda.

Embora o ciclismo seja um esporte que utiliza a bicicleta como meio para realização, nem todas as pessoas gostam e se adaptam com as modalidades. Portanto, escolha o seu estilo, pratique e chame os amigos!

Texto elaborado pela personal Franciele Krüger.