Corpo e estética Massa Muscular

Tire as suas dúvidas sobre a musculação!

Se você chegou até aqui é porque está começando ou porque sempre busca informações sobre o assunto. Não importa a quanto tempo você treina, as vezes é fundamental rever os assuntos básicos da musculação que muitas vezes são esquecidos e que podem ser a peça chave para bons resultados.

 

Quais são os benefícios da musculação?

Há inúmeros benefícios, dentre eles destacam-se: tonificação muscular, auxílio na prevenção de osteoporose, aumento de força, fortalecimento da região da coluna vertebral, redução do risco de diabetes, melhora no sistema imunológico, aumento do equilíbrio, melhora no humor, melhora do desempenho sexual e como resultado de tudo isso, consequentemente melhora da qualidade de vida.

Até mesmo na gestação a musculação é muito importante. Aqui no Blog já falamos sobre isso e você pode ler clicando aqui.

 

Existe idade mínima ou máxima para a prática da musculação? Existem contraindicações?

Não existe uma idade mínima, mas o indicado seria, para meninas de 13 a 15 anos e meninos de 16 a 18 anos. Com tudo, deve-se sempre respeitar as limitações de cada praticante. Assim como não se deve focar apenas em objetivos estéticos.

 

O que é Hipertrofia Muscular?

A hipertrofia é uma resposta fisiológica caracterizada pelo aumento do volume muscular, decorrente de estímulos gerados pelo exercício físico.

Para que isso ocorra, são necessários os seguintes quesitos:
– Estimulo mecânico específico
– Lesão muscular contração induzida
– Hormônios (testosterona, GH, IGF-1)
– Hipóxia
– Inchaços celulares
– Ofertas de nutrientes

 

Treino aeróbico prejudica ou ajuda na hipertrofia?

Esse é um assunto muito polêmico. Dependendo da forma como é feito, o treino aeróbico pode prejudicar sim a hipertrofia.

 

Diferença de Hipertrofia Metabólica e Hipertrofia Tensional.

O estímulo metabólico vai fazer com que as células musculares sofram um maior estresse bioquímico, pelo tempo maior de execução. Já o estímulo tensional atua mais diretamente sobre a fibra muscular, aumentando as microlesões, fundamentais para o crescimento dos músculos.

O que determina o estímulo como tensional ou metabólico é o estado de fadiga, cadência de movimento e descanso.
Resumindo, o estimulo metabólico é a fase inicial da musculação, onde ocorre o acúmulo de líquidos e o inchaço do músculo, mas basta ficar sem treinar que os resultados vão para o ralo.

Já o estímulo tensional refere-se ao aumento das fibras dos músculos, as quais mantêm os resultados por mais tempo, mesmo sem treinar.

 

Por quanto tempo precisamos descansar para permitir hipertrofia muscular?

O tempo em si é apenas uma variável na hipertrofia, mas é recomendável um descanso de 60 a 90 segundos.

 

A musculação é complexa e está aliada a uma correta execução de movimentos, a uma frequência considerável de treinos e principalmente a correta alimentação.

Por isso, sempre procure profissionais que possam auxiliar você, aliás, um corpo é diferente do outro, e o que é o ideal para alguém, pode não ser o ideal para você.

 

Texto em parceria com o personal trainer Norberto Rodrigues
Formado em Educação Física Bacharel e Licenciatura
Pós Graduado em Treinamento Personalizado
CREF 025715-G/RS
CNPJ: 28.484.217/0001-33