Corpo e estética

Mexa-se com a Zumba

zumba

Zumba é um programa para fitness inspirado principalmente pela Dança Latina. Foi criado por um bailarino e coreógrafo de Miami, Alberto “Beto” Perez, juntamente com um casal de empresários. Zumba é inspirada pela música e dança latina e incorpora vários estilos na rotina, como merengue, reggaeton, pop, cumbia, mambo, salsa, salsaton, flamenco, rumba e calipso.

As seleções das músicas envolvem ritmo lento e rápido, ideal para tonificar e esculpir o corpo e dar aquela disposição extra. A Zumba além de muito divertida e altamente viciante para a maioria dos praticantes também é muito eficaz, proporcionando um ótimo treino aeróbico.

A Zumba é única em comparação com outros tipos de exercícios de dança devido a sua variedade de músicas e ritmos. Além disso, outras atividades físicas não envolvem a música como forma de dança e essa mistura de ritmos, saúde e diversão é ótima para eliminar calorias com o sorriso no rosto.

zumba

A zumba não tem restrição quanto a quem possa participar, todas as pessoas são bem-vindas nessa modalidade. Entretanto, aqueles que possuem algum tipo de restrição, é necessário que o instrutor esteja ciente para que possa adaptar a modalidade de forma a não prejudicar o aluno.

Para as mulheres que já praticam a Zumba, no caso de engravidarem, é possível continuar a prática da atividade, em exceção de gestações de risco. Porém, de qualquer forma é necessário a autorização do médico e uma adaptação às aulas, já que a segurança da praticante é fundamental nesse momento.

A Zumba é um exercício de alto impacto e no caso de dores nos joelhos e costas, ou inflamações como artrite, não é aconselhável a sua prática.

Já para os diabéticos, os resultados são excelentes. Além de ser uma maneira divertida de perder peso e construir músculos, a taxa dos açucares no sangue cai, conforme o próprio nível de energia sobe.

A modalidade faz com que você se sinta em uma festa.  É importante lembrar que a Zumba não é apenas para dançarinos ou pessoas que já sabem dançar, pelo contrário, a coreografia é fácil de aprender, sendo mais uma vantagem para que o aluno não se sinta intimidado por não saber dançar.

zumba

Os 6 benefícios da Zumba

  1. Queima de 500 a 1000 calorias em uma aula, dependendo da intensidade do treino.
  2. Por ser uma prática alegre e divertida, eleva a autoestima e ainda permite a interação com os outros participantes, muitos são os casos de amizades duradouras que se iniciam em uma aula de Zumba.
  3. Beneficia a coordenação motora, deixando os reflexos mais rápidos e aumentando o equilíbrio.
  4. Melhora também o sistema cardiovascular, devido aos movimentos de respiração durante os exercícios. O seu coração agradece.
  5. A zumba trabalha muito os músculos inferiores (músculo da coxa, glúteo e músculo posterior da coxa e panturrilha). Esses músculos se fortalecem e deixam pernas e bumbum durinhos. Os músculos do CORE (abdômen, cintura e quadril) também são muito usados.
  6. O esporte é ótimo para a memória, pois os passos ensinados pelo professor são repetidos nas próximas vezes, sendo ótima essa estimulação a sua memória.

 

Envolvente e dinâmica, a Zumba vai tomar conta do seu corpo e da sua mente, te levando para uma festa onde a alegria, a saúde e o bem-estar vêm sempre em primeiro lugar.

 

Texto elaborado pela Zin Marina Wypych.