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Mandioca, uma grande aliada na sua dieta!

Se você exclui a mandioca do seu cardápio por medo de engordar, pode estar deixando de lado um forte aliado no combate aos quilos extras. Sim, todos sabemos que a macaxeira, ou aipim, é rica em carboidrato e oferece 125 calorias em cada 100 gramas, enquanto a batata tem 52 calorias. O grande benefício é o fato de a mandioca ser rica em fibras, que fazem com que o carboidrato seja transformado aos poucos em energia. Um trunfo para os atletas de alta performance, que precisam de mais pique por mais tempo.

Mandioca

Mandioca, macaxeira ou aipim?

Bem estar

E se você não se considera um atleta, mesmo assim vai ganhar muito se investir nesse alimento – com moderação, certamente. O aipim também ajuda a aumentar os níveis de serotonina – o neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação do bem estar. Sim, qualquer alimento rico em carboidratos tem esse poder, mas a mandioca é a grande campeã, justamente porque, além da alta concentração de carboidrato, as fibras ajudam a regular o funcionamento do intestino, onde boa parte da serotonina é produzida.

E nem precisamos falar que, com a serotonina em alta, você vai ficar bem mais resistente às consequências negativas do estresse, que podem aumentar a produção do cortisol, hormônio que faz o corpo estocar gordura na barriga, por exemplo. O cálcio é outro componente que está super presente na mandioca. Além de cuidar da saúde dos ossos, evita o acúmulo de gordura dentro das células, somando pontos a favor no combate aos quilos extras!

 

Pele lisa

Talvez a descoberta mais recente a respeito da mandioca, é que algumas variedades, como a dourada e a gema de ovo, atuam como excelentes fontes de betacaroteno e licopeno – dois antioxidantes capazes de combater os radicais livres, que, em excesso, envelhecem e facilitam o aparecimento de várias doenças, inclusive câncer.

Enfim, não faltam motivos para você comer mandioca com prazer. É muito calórica? O segredo é colocá-la no prato como substituta de um outro alimento do mesmo grupo, como arroz, pão, macarrão e batata. A forma de preparo também faz diferença na balança. Isso significa que frita não vale. Cozida e servida com um pouco de azeite ou margarina light é saudável e bem mais leve! Você não vai precisar de fôlego de atleta para queimar as calorias.

 

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