Energia e Resistência

HIIT, queime calorias como nunca!

Você sabia que mais da metade da população brasileira está a cima do peso? Talvez você faça parte dessa estatística, mas não desanime! Se você está com aqueles quilinhos a mais e está aqui, precisamos dizer que essa é a sua chance de secar a barriga e afinar a cintura!

O HIIT é a abreviação de High Intensity Interval Training, ou seja, Treino Intervalado de Alta Intensidade. É um exercício com variações de intensidade e que existe há muito tempo, mas recentemente foi redescoberto e está fazendo grande sucesso.

hiit

Essa modalidade mescla exercícios de alta e baixa intensidade, com períodos de repouso, para que não ocorra alterações imunológicas. Apesar de parecer simples, existem alguns protocolos a serem seguidos e tudo depende do seu objetivo, idade, força, flexibilidade e principalmente, de sua saúde.

Grandes resultados, é isso que você conseguirá com o HIIT, pois ele otimiza a perda de gordura com diferentes estímulos ao organismo, aumenta a capacidade de VO2 (capacidade máxima do corpo em transportar e metabolizar oxigênio), ajuda a inibir o apetite, aumenta a resistência anaeróbia e aeróbica.

Nesse treino o tempo é menor para a prática em relação ao convencional, não precisando necessariamente de aparelhos, aliás, o HIIT pode ser realizado através de exercícios como agachamento, abdominais, apoio, corrida, entre outros.

hiit

Ao mesmo tempo em que as vantagens são grandes, os cuidados devem ser redobrados. Durante a prática podem ocorrer náuseas, tonturas, desmaios, dores de cabeça, câimbras, riscos de lesões musculares e articulares.

Você vai gostar também:

Mexa-se com a Zumba

CrossFit, o treino da explosão

Não erre, comece a suplementar na hora certa

 

Praticantes iniciantes e com baixa resistência e condicionamento físico deverão realizar os movimentos de alta intensidade em um nível de dificuldade próprio para a sua capacidade, além de executar a parte mais intensa de uma forma reduzida.

Por isso, é imprescindível a supervisão de um Educador físico, é ele que irá montar o seu protocolo de treinamento, de acordo com o seu objetivo e dentro de uma periodização.

Texto elaborado por Gerson Bruschi.