Emagrecimento e Vitaminas

Hidratação inadequada, saiba como corrigir

Cerca de 70% do nosso corpo é constituído por água, por isso é imprescindível a hidratação não somente na atividade física, mas no dia a dia, justamente para evitar problemas futuros. A combinação entre alimentação adequada e hidratação são de extrema importância para um ótimo desempenho e para a manutenção da saúde.

hidratação

Segundo a Nutricionista Bruna Schneider Zis, durante a prática de exercícios físicos perde-se muito líquido e nutrientes através do suor e também pelo aumento do gasto energético, podendo levar a um quadro de desidratação. Um dos sintomas da desidratação é a câimbra, que pode ser evitada pela ingestão correta de água antes, durante e após o treino, mas ela também pode ser percebida pela fadiga, elevação da frequência cardíaca, vertigens e tonturas, náuseas e vômitos.

Já para os atletas ela é o auxílio ergogênico nutricional mais importante, pois o desempenho do exercício pode ser significativamente prejudicado quando 2% ou mais do peso do corpo é perdido através do suor. Além disso, a perda de peso de mais de 4% do peso corporal durante o exercício pode levar a doenças provocadas pelo calor, insolação, exaustão pelo calor e, possivelmente, a morte. Por esta razão, é fundamental que os atletas consumam uma quantidade suficiente de água e/ou bebidas desportivas durante o exercício, de modo a manter o estado de hidratação. Recomenda-se que o consumo durante o exercício seja entre 150 e 350 ml a cada 15 ou 20 minutos.

Cada pessoa tem uma necessidade específica de ingestão hídrica, afinal varia de acordo com sexo, idade, composição corporal, tempo e intensidade do exercício, entre outros fatores. Uma boa avaliação fará com que o atleta mantenha-se hidratado e com desempenho máximo durante a prática desportiva.