Corpo e estética Massa Muscular

Dicas para eliminar a gordura abdominal

Se você chegou até aqui provavelmente deve estar lutando contra a balança ou fita métrica para eliminar o excesso de gordura abdominal. Muito além da estética, trata-se de uma questão de saúde, pois a gordura nessa região aumenta o risco da ocorrência de doenças cardiovasculares.

 

Vamos às dicas para eliminar a gordura abdominal?

Para bons resultados de queima de gordura abdominal devemos levar em consideração muitos fatores. Um deles e sem dúvidas é a alimentação saudável, sem excessos. Tenha cuidado também com o álcool, já que ele é um dos principais responsáveis pelo acúmulo de gordura abdominal.

Com a mesma importância, vem o exercício físico, composto por atividades aeróbicas e abdominais. Devemos levar em consideração também a qualidade do sono, nível de estresse e o tabagismo, mantendo tudo em equilíbrio o resultado é certo: “barriga chapadinha”.

 

gordura-abdominal

 

Qual o papel dos exercícios aeróbicos na perda de gordura corporal?

É fácil encontrar exercícios aeróbicos em um treinamento, pois o que caracteriza esse tipo de atividade é a oxigenação dos músculos. Durante sua execução grupos musculares do corpo necessitam de mais oxigênio, com isso, o batimento do coração acelera com a finalidade de transportar o sangue e suprir essa solicitação.

Ao montar um programa aeróbico o profissional deve se atentar a aspectos fundamentais para a bom resultado do treino: frequência, duração e intensidade.

Alinhando a longa duração com a intensidade moderada e uma frequência equilibrada tem-se o treinamento aeróbico. Podendo ser contínuo ou intervalado.

 

Benefícios dos exercícios aeróbicos:

– Diminui a gordura do corpo;

– Reduz os níveis de ansiedade e estresse;

– Melhora a qualidade do sono;

– Regula os níveis de colesterol;

– Auxilia no ganho de massa magra principalmente nos membros inferiores;

– Reduz o risco de osteoporose;

– Melhora do sistema cardiovascular e respiratório;

 

Outro ponto positivo para esse tipo de atividade é a fonte de energia que ele utiliza. Enquanto na musculação o substrato energético é o carboidrato, em atividades aeróbicas usa-se a gordura.

 

Afinal, musculação ajuda na queima de gordura abdominal?

A musculação, por sua vez, ajuda não só a potencializar o exercício aeróbico, mas também a aumentar o gasto calórico durante as atividades do dia-a-dia e, principalmente, a manter a boa forma.

É importante deixar claro que, neste contexto, a musculação não significa necessariamente levantar peso: qualquer atividade que envolva estímulo neuromuscular, como ginástica localizada, se enquadra na categoria.

O primeiro benefício do exercício anaeróbico é que, à medida em que o indivíduo ganha massa muscular (ou massa magra), sua taxa metabólica de repouso aumenta. Isso significa que, se antes ele gastava 2.000 kcal por dia nas atividades corriqueiras, como andar, dormir e tomar banho, com o crescimento dos músculos, ele passa a gastar mais.

 

Dicas extras para a diminuição da circunferência abdominal

– Evite o consumo de alimentos com altos níveis de açúcar (com alto nível glicêmico);

– Evite alimentos com muito sódio (sal);

– Evite alimentos muito calóricos;

– Inclua na dieta alimentos ricos em fibras solúveis;

–  Tenha uma boa ingestão de água.

– Exercite-se.

 

Texto em parceria com a Educadora Física Pâmela Oleviecki

CREF  025412-G/RS

 

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