Dicas Nutricionais

Ganhar peso com saúde

Estamos habituados a ouvir pessoas que fazem inúmeras dietas para perder ou manter o peso. Isso é a realidade de muitas pessoas nos dias de hoje, mas não podemos esquecer que também existem aqueles que desejam ganhar peso. E cuidados nesta hora são fundamentais para o bem estar e saúde do corpo.

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Quem deseja ganhar peso, precisa saber que também é necessário seguir regras e disciplinas com os planos alimentares e séries de exercícios. Não pense que para engordar basta comer sem parar, até porque, o mais importante nesse processo é ganhar peso com saúde. É fundamental consumir alimentos calóricos, gorduras saudáveis, e que acrescentem nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras, além de vitaminas e sais minerais para o bom funcionamento do seu organismo. E esta é uma das principais dicas para ter sucesso no ganho saudável de peso.

O que se deve comer no pequeno-almoço para ganhar peso:
Como em qualquer dieta, o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e por isso deve ser respeitada e valorizada. Sem uma boa refeição pela manhã, dificilmente terá um dia agradável. Por isso, dê preferência a alimentos como o leite, iogurtes, cereais, suplementos em pó, como produtos achocolatados e ainda ao mel. Poderá também optar por comer qualquer tipo de pão ou bolachas de água e sal ou do tipo Maria. Não pule essa refeição, ela é muito importante.

Como alimentar-se no almoço:
No almoço, abuse das proteínas, carnes, feijões, milho doce e ervilhas. Outros alimentos essenciais são ainda as batatas e o arroz. A vantagem de quem quer ganhar peso, é que não há um determinado alimento que não se possa comer. Na verdade, quando alguém quer ganhar peso, deve comer de tudo um pouco, principalmente alimentos com mais calorias. Ainda pode temperar a sua salada com limão, azeite, mostarda e mel. Pode acompanhar seu almoço com líquidos, mesmo que seja um vinho tinto ou uma vitamina de frutas. Na sobremesa, poderá sempre optar por um doce, ou uma fatia de bolo simples, um creme, tortas ou sorvete de frutas.

O que preparar para o jantar:
No jantar é mais fácil. Ou você come o mesmo que comeu no almoço, ou então pode sempre preparar um assado, uma sopa com batatas, até mesmo uma comida que tenha molho por cima. Tente jantar cedo, para não correr o risco de dormir com o estômago cheio. Como sobremesa, você pode comer um pudim ou uma mousse, ou se preferir uma salada de frutas. Há várias frutas que têm muitas calorias, como por exemplo as uvas e os abacates. Se preferir coloque um pouco de chantilly sobre as frutas.

Dicas importantes:
O indicado é comer no mínimo 6 a 7 vezes durante o dia, tanto para quem quer perder peso, como para quem quer ganhar peso. Ou seja, deve comer duas horas depois do pequeno-almoço, nem que sejam frutas, iogurte, bolos, gelatinas, etc. Não deixe de comer nos intervalos. Isso tanto serve para o lanche da tarde, como para o lanche da noite, este último duas horas depois do jantar. Numa dieta para ganhar peso, é preciso ter noção que não se deve consumir nenhum alimento diet e light. Diminua sempre a quantidade de saladas e aumente mais nos alimentos quentes.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não é só a obesidade que está associada a várias doenças. Também ser demasiadamente magro está associado a outras doenças e as causas mais conhecidas da magreza são: Câncer/Cancro, Stress, Anorexia, hipertiroidismo e em alguns casos má absorção de determinados nutrientes. Além de saber que tipos de alimentos comer, é completamente recomendável fazer as refeições em horários programados. Opte por alimentos apetitosos e fáceis de preparar. O mais importante não é comer muito mas sim consumir calorias. O consumo frequente de refeições pode ajudar a somar uma quantia mais alta de proteínas e calorias durante um período de 24 horas.

As orientações nutricionais para o ganho de peso, contraria muitos conceitos e recomendações. Por isso é preciso ficar atento em relação à elevação na taxa de colesterol e triglicérides dos que seguem uma dieta hipercalórica. Antes de iniciar um plano alimentar, procure por um bom profissional. Além dessas dicas, eles poderão acompanhar você, proporcionando maiores resultados.

 

Felipe Orso, nutricionista e personal trainer.