Corpo e estética

Exercícios para iniciantes, tire as suas dúvidas!

Você sabia que apenas 11% da população brasileira é praticante de exercícios físicos regularmente?

Os benefícios da atividade física são muitos, como a melhora do sistema cardiorrespiratório, da força muscular, do colesterol e manutenção do peso. Com tantos benefícios, muitas pessoas buscam dar um fim ao sedentarismo, mas nem sempre sabem por onde começar. E você, está disposto a começar? Tire as suas dúvidas sobre exercícios para iniciantes!

Exercícios para iniciantes

Exercícios para iniciantes: como começar a treinar?

Antes de qualquer coisa você precisa querer! Para ajudar, escolha uma atividade que seja prazerosa pra você. Depois da decisão, realize uma avaliação clínica, para identificar alguma possível restrição, e aí sim, o próximo passo é a avaliação Física.

Na avaliação Física você vai responder uma série de perguntas sobre o seu atual estado de saúde. Essa sem dúvidas é a parte mais importante, pois será nessa hora que o profissional terá o primeiro contato com você e as suas necessidades.

Na Avaliação Postural, serão identificados desvios que podem ou não restringir alguns exercícios para o praticante no início, já a Avaliação Funcional, avalia e diagnostica padrões de movimento que podem acarretar lesões futuras.

E por fim, a composição corporal, a avaliação tradicional das academias, que irá avaliar a seu percentual de gordura e as medidas corporais.

Estas avaliações são básicas para que você inicie a prática dos exercícios em segurança.

Exercícios para iniciantes

 

Você vai gostar também:

Dieta, sacrifício é não fazer

Por que escolher a Bike ao invés da esteira?

Tudo o que você precisa saber para escolher a academia

 

Como devem ser os exercícios para iniciantes?

O treino montado para você será aquele que envolve o seu objetivo com as suas necessidades e limitações.

Ainda não se pode afirmar que existam exercícios básicos ou não, isso é apenas um rótulo. Se você sempre teve uma vida esportiva ativa, você provavelmente terá mais facilidade em aprender exercícios que envolvam uma maior consciência corporal.  Lembrando que não existem exercícios certos ou errados, e sim, padrões de movimento que precisam ser ajustados.

Exercícios para iniciantes

Em quanto tempo terei resultados?

Essa provavelmente é a pergunta mais ouvida pelos professores quando são procurados por novos frequentadores, e a resposta, na verdade é outra pergunta: Que tipo de resultado você espera?

Para aqueles que buscam um corpo definido, o exercício físico sozinho, sem uma alimentação equilibrada e uma boa recuperação, não vai fazer milagres.

Se você se movimentar melhor, você com certeza irá se movimentar por mais tempo, vindo de encontro com esse pensamento, priorize um controle de movimento durante suas atividades, mantendo uma postura adequada.

Existem muitas formas de deixar um exercício físico difícil, não somente com o aumento de peso. Fazer o exercício de forma correta irá lhe trazer muito mais resultados do que encher ele de peso e sair fazendo de qualquer jeito.

Ou seja, procure o auxílio de profissionais para tirar as suas dúvidas, principalmente em relação a execução dos movimentos, escolha sua atividade preferida, procure um ambiente que deixe você confortável e por último, desfrute de muita saúde!

 

Bom treino!

Texto elaborado pelo Educador Físico Rodrigo Pedroso Ferraro