Sem categoria

Tudo o que você precisa saber para escolher a academia

Quando você decide ir ao médico, procurar um advogado, uma escola para seus filhos você provavelmente faz uma pesquisa, não é mesmo? Sempre queremos saber como funciona e principalmente o que as pessoas falam sobre aquilo. Gostamos de fazer boas escolhas e investir bem o dinheiro.

E quando você decide escolher a academia, você pesquisa? Se nunca passou isso pela sua cabeça, está na hora de pensar. Nem sempre as indicações são as melhores saídas. Cada pessoa tem uma interpretação, e o que pode ser bom para seu amigo, nem sempre é o ideal para você.

Chega de colocar a sua saúde em risco, está na hora de pesquisar e escolher muito bem o local para treinar e adquirir os seus hábitos saudáveis.

escolher a academia

Para esclarecer as suas dúvidas, o educador físico Lucas Constante de Araujo deu algumas dicas, que ajudarão você a acertar na hora de escolher a academia, satisfazendo as suas necessidades e impulsionando assim, a realização dos seus objetivos.

Na hora de escolher a academia é muito importante procurar uma que fique próxima a sua casa ou trabalho, o que evitará possíveis desistências. Para o educador físico, locais distantes podem sim resultar no abandono, porém, sempre existirá outros fatores que levarão o aluno a qualquer outro local, dependendo dos objetivos e preferências de cada um.

Outro ponto a ser considerado é o atendimento personalizado ou aquele que atenda vários simultaneamente. Para o Lucas “o acompanhamento individualizado, sim, traz mais resultados devido ao acompanhamento crítico e específico de cada aluno”. Porém, o mesmo educador físico pode também atender simultaneamente um grupo, quando as pessoas são saudáveis, já para os participantes do grupo especial como gestantes, cardiopatas, hipertensos, diabéticos e idosos, novamente é indispensável o acompanhamento individualizado e personalizado a partir das necessidades do aluno.

O próprio nome “academia” já indica múltiplas opções de atividades e quando a estrutura permite, é importantíssimo oferecer outras atividades, como dança, natação, dentre outras. Isso colabora para o aumento de resultados e torna o treino mais dinâmico, reduzindo até as chances de desistência.

Para o educador físico é imprescindível que as academias realizem avaliações, para que se tenha com exatidão as necessidades e limitações que o aluno se encontra. Com a avaliação é possível a prescrição adequada e que atenda as demandas do praticante e no caso de algo estar errado, as medidas cabíveis serem tomadas. É muito comum encontrarmos alunos do grupo especial que treinam sem a devida orientação e que correm sérios riscos de saúde.

Dependendo do tamanho de cada academia, pode variar muito o que é o “básico” quando se fala em equipamentos. Pode-se dizer que dentro da musculação tradicional, leg, cadeira adutora, cadeira abdutora, cadeira extensora, cadeira ou mesa flexora, supinos, puxadas, halteres, seriam os mais conhecidos e úteis no treino de força. Já para o aeróbico, são necessárias as esteiras, elípticos, bicicletas, dentre outros, já que tudo depende da modalidade de exercício e cada uma requer seu material específico. Profissionais e estagiários capacitados são importantíssimos também e não podem faltar na academia, informa o educador Lucas Araújo.

Uma academia para ser completa deve estar devidamente habilitada, com profissionais e estagiários capacitados e com estrutura que atenda as necessidades dos alunos e o que é oferecido nos pacotes. Além de proporcionar vínculos de amizades entre as pessoas para que seja um local onde todos sintam desejo de estar presentes, se não de forma direta, mas também sendo indireta, através da melhoria de qualidade de vida dos praticantes.

 

Vá com calma e pesquise bastante. A sua saúde precisa estar em primeiro plano, e fazer escolhas com pressa muitas vezes não acaba bem. Escolher mal uma academia pode afastar você das práticas esportivas por um longo período.

Veja também 9 DICAS PARA NÃO DESISTIR DOS SEUS OBJETIVOS

 

Priorize também as academias que permitem dias de teste. Aliás, a melhor forma de verificar a qualidade oferecida é experimentando!

Agora você já sabe, na hora de escolher uma academia para treinar, tome estes cuidados, e nada de sentir vergonha! É seu direito pesquisar e questionar o que cada local oferece.

Você ainda tem alguma dúvida? Comente abaixo que iremos responder para você!

 

Colaboração: Lucas Constante de Araujo