Dicas Nutricionais Emagrecimento e Vitaminas

Café antes e depois do treino!

O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e talvez você nem saiba, mas ele  tem componentes que podem lhe ajudar – e muito – em suas atividades físicas antes ou depois do treino. Entre elas, temos o ácido clorogênico, que auxilia a desacelerar a absorção de carboidratos, a famosa cafeínaum estimulante do sistema nervoso central, e mais dois estimulantes relacionados a ela: teobromina e teofilina.

Estudos atuais comprovam que o café é responsável por aumentar a atividade do metabolismo em 20%. O realizador da pesquisa, o Dr. Ori Hofmekler, constatou que a bebida traz ainda mais benefícios se consumida no pré-treino, já que nessa fase o corpo garante uma rápida liberação de energia para os exercícios. Os resultados se potencializam quando o treino for feito ainda mais cedo.

antes ou depois do treino

Por mais que seja um grande aliado, o café deve ser consumido com moderação.

Tudo isso acontece justamente pelo fato de a cafeína bloquear, no cérebro, um neurotransmissor conhecido como Adenosina. Bloqueando este neurotransmissor, ela amplia a comunicação dos neurônios e a liberação de outros neurotransmissores como a Dopamina e Norepinefrina.

Mas é claro que, assim como qualquer outra substância, o café tem que ser consumido com moderação e muito cuidado, antes ou depois do treino. Em excesso ele pode afetar a glândula adrenal, potencializando e, se você tiver algum problema relacionado a essa função, deve redobrar o cuidado! Para evitar qualquer tipo de problema com o sistema adrenal, prefira os cafés naturais, frescos e orgânicos. Em geral, o ideal é consumir apenas uma xícara de café, ou expresso, por dia! Sim, apenas uma!

E mesmo que ele auxilie no aumento do metabolismo a curto prazo, não espere por milagres, principalmente se você é acostumado a tomar café. Assim como com medicamentos, o organismo cria uma certa tolerância às substâncias nele presentes. Se você tem a intenção de potencializar a queima de gordura, por exemplo, crie ciclos intercalando a bebida diariamente por duas semanas, com mais duas semanas de pausa.

Razões não faltam, antes ou depois do treino.  Além de tudo isso, ele pode ser uma ótima fonte de antioxidantes, um excelente redutor de apetite para os homens e mais potente do que os anti-inflamatórios ao reduzir as dores musculares pós-treino em mais de 48%!

E aí, você prefere tomar café antes ou depois do treino?

banner demigod