Energia e Resistência

Cachorro, seu melhor amigo contra o sedentarismo

cachorro

Há dias em que só de pensar em se exercitar já vem aquela preguiça gigantesca, e ter um apoio nesses momentos de desmotivação é fundamental. Além do incentivo de amigos e familiares, você pode encontrar o empurrãozinho final no seu pet, principalmente se ele for um cachorro.

Os animais são ótimas companhias e trazem grandes benefícios à saúde. Estudos comprovam que eles ajudam a diminuir os riscos cardíacos, através daqueles passeios diários. Além disso, ainda ajudam na redução do estresse, fortalecem o sistema imunológico e aumentam a expectativa de vida, já que alegram a vida dos seus donos diariamente.

As pessoas que caminham ou correm com seus cães têm 34% mais chances de abandonar a vida sedentária, apenas com os passeios diários, já que 150 minutos por semana de passeios com o pet cumprem com 54% dos níveis de exercícios diários recomendados.

cachorro

Os cachorros são corredores por natureza, correm por prazer e não se preocupam com calorias ou quilômetros percorridos. Mas tenha alguns cuidados, nem todos são bons para corridas, dependendo de sua raça, tamanho e peso. As raças ideais para corrida são aquelas de porte médio, como Golden Retriever, Labrador, Pastor Alemão, Border Collie e Dálmata.

Ao sair, não esqueça de levar o seu cachorro sempre preso, evite horários de sol forte, dê um descanso a ele e não esqueça da sacola plástica, a fim de recolher qualquer necessidade feita na rua.

Além da sua hidratação não esqueça a água do seu amigo. Para proteger a saúde dele, espere ele estar descansado, para só depois deixar que se hidrate. Cachorros, devido a respiração engolem ar e isso pode resultar em uma dilatação estomacal, causando um choque hipovolêmico e ocasionando a morte.

As caminhadas e corridas ao lado seu pet farão bem aos dois, fortalecendo a musculatura, aumentando a capacidade cardiorrespiratória, controlando o peso e diminuindo a ansiedade. São benefícios que não acabam, por que, então não aproveitar essa oportunidade de interação e saúde juntos?

Leve seu amigo para esse passeio divertido, saudável e longe do sedentarismo!