Corpo e estética

Alongamento: dedique esse tempo a você!

alongamento

Você se alonga antes e depois de praticar exercícios físicos?

O alongamento é um conjunto de técnicas ou exercícios que alongam as estruturas de tecido mole para se manter ou aumentar a amplitude dos movimentos de certa articulação.

O alongamento tem diversas indicações, que podem ser desde sua utilização quando uma articulação estiver limitada por algum problema ou anormalidade das partes moles como músculos e tecido conjuntivo, que podem influenciar na simetria corporal e postura. Também é indicado quando ocorre tensão ou encurtamento muscular, que acaba dificultando as atividades de vida diárias.

Outra indicação para os alongamentos é no que diz respeito a desequilíbrio muscular, ou quando um músculo está fraco e o tecido oposto tenso, estes músculos precisam ser alongados o suficiente para se ter uma significativa amplitude de movimento antes que os exercícios de fortalecimento possam se tornar eficazes.

alongamento

Afinal, exercícios de alongamento são realmente importantes?

Sim! Eles preparam a musculatura, favorecem a recuperação, auxiliam na prevenção de problemas musculares, articulares, tendinosos e circulatórios, melhoram a mobilidade e a flexibilidade, melhoram o bem-estar e a consciência corporal, além de prevenir ou minimizar as dores musculares que costumam surgir 24–48 h após o exercício.

alongamento

Por que alongar antes da atividade física?

Diversos profissionais envolvidos no treinamento e na reabilitação de atletas indicam o alongamento antes de competições ou exercícios físicos, assim é possível ter um aumento do desempenho atlético, e/ou redução do risco de lesões, porém este alongamento deve ser realizado apenas com o intuito de melhorar a vascularização muscular e articular.

Muitos profissionais discutem quando o alongamento entra em cena. Entretanto, seja antes ou após o exercício, este deve ser realizado de maneira leve (20 a 30seg em cada posição), respeitando os limites musculares e articulares. Caso o objetivo do alongamento seja melhorar ou aumentar a flexibilidade, este deve ser feito separadamente da sessão de treino, assim, você evita possíveis lesões.

alongamento

Enfim, o mais importante é que o alongamento realizado vá de encontro com o objetivo do aluno, fazendo-o perceber os benefícios, e acima de tudo, com o acampamento de profissionais!

Texto elaborado pelo Educador Físico e Personal Trainer Anderson C. Monteiro.