Dicas Nutricionais

ALIMENTOS COLORIDOS!

Todos nós já sabemos que uma alimentação saudável previne doenças, e consumir frutas e vegetais em abundância contribui e muito para isso. A OMS, Organização Mundial de Saúde recomenda que nós devemos consumir pelo menos 5 porções de frutas e vegetais frescos diariamente.

Você já deve ter ouvido falar que quanto mais colorido o seu prato, melhor para a sua saúde. E é verdade! Quanto mais colorido o seu prato, maior será a quantidade de nutrientes que serão oferecidos ao seu organismo. Isso se deve aos pigmentos (substâncias que dão a cor aos alimentos) presentes nos alimentos. Estes pigmentos possuem sim uma relação com os nutrientes contidos neles. Além de colorir os alimentos, eles protegem o nosso corpo contra muitas doenças.

Alimentos coloridos

Vejamos então o que as cores revelam:

VERDES: contém ferro, cálcio, magnésio, ácido fólico, clorofila, luteína e zeaxantina. ótimos antioxidantes, auxiliam na eliminação de toxinas pelo fígado, ótimo para os olhos evitando a degeneração macular.

AMARELO/LARANJA: contém betacaroteno (pró-vitamina A), vitamina C, Vitamina B3 (niacina). Atua como excelente antioxidante, reforça o sistema imunológico e atua positivamente no sistema nervoso.

VERMELHO: presente o licopeno e as antocianinas. Previnem câncer, antioxidantes poderosos e reduzem o colesterol ruim.

ROXO/AZULADO: contém antocianinas (quercetina) e o ácido elágico. Contém a vitamina B1 (tiamina) muito importante para o metabolismo da glicose. São poderosos antioxidantes, reduzem os riscos cardíacos e retardam o envelhecimento. São o que eu chamo de pigmento da beleza!

BRANCO: possuem cálcio e potássio que contribuem para o bom funcionamento do coração, músculos e ossos além de um importante fitoquímico chamado alicina que atua diretamente sobre o nosso sistema imunológico (efeito bactericida e antifúngico) presente no alho e na cebola.

A interação química entre os alimentos coloridos potencializa a absorção dos nutrientes. Um exemplo disso é o verde como amarelo/laranja – A vitamina C presente nos alimentos amarelos/laranja aumenta a absorção do ferro presente nos alimentos verdes.

Vamos abusar dos alimentos coloridos! A sua saúde agradece!

 

Matéria escrita pela Nutricionista Fernanda da Cunha.

banner demigod