Dicas Nutricionais

Antes e Depois do Treino: 6 alimentos que podem ser consumidos

Todo mundo sabe que nenhum exercício dá resultado sem ter como aliada uma alimentação regrada e construída em cima dos objetivos de cada pessoa. A escolha correta dos alimentos antes e depois do treino, fará toda diferença nos seus resultados. Durante a prática de exercícios físicos o corpo passa por inúmeras mudanças, como o aumento do fluxo de sangue, juntamente com hormônios e substâncias que auxiliam na sua transformação. Portanto, nada melhor do que uma alimentação adequada para permitir uma maior estimulação destas substâncias, beneficiando seu corpo e melhorando seu treino.

Por isso hoje vamos conhecer quais são os alimentos mais adequados para se consumir antes e depois do treino!

antes e depois do treino

 

Pré treino

No pré treino a refeição deve ser pensada visando melhorar o desempenho durante o exercício e prevenir a fadiga após os exercícios. Nesta fase, o ideal é consumir alimentos ricos em carboidratos. Veja alguns bons exemplos:

Batata Doce

Facilmente digerida e pobre em gordura, ela é indicada para as pessoas que não conseguem comer grandes quantidades antes dos exercícios. Graças ao seu baixo índice glicêmico, a absorção dos nutrientes será mais lenta, permanecendo mais tempo no organismo e fornecendo energia suficiente para todo o período do treino. Ela também é indicada para quem tem diabetes ou quer emagrecer, pois tem elevadas quantidades de Vitamina A, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico. Mas lembre! O ideal é consumir cozida ou assada, ou ainda uma boa saída é o suplemento 100% Batata Doce da Atlhetica Nutrition!

antes e depois do treino

Banana

Fonte pura de energia, nutritiva e prática, já que você a leva para onde quiser e basta descascar e comer! A banana é composta por 24% de carboidratos e 74% de água, além de ser um reforço de vitaminas, proteínas e sais minerais, como o potássio, que favorece – e muito! – a preservação e a síntese de massa muscular. Uma opção é adicionar cereais, como linhaça, granola e aveia.

Aveia

Este cereal além de combinar, e muito como acompanhamento de outras frutas, pode ser também consumido sozinho. Pequenas porções são capazes de fornecer grande quantidade de carboidratos. A aveia ainda é rica em vitaminas do complexo B, que participam também do processo de energia no corpo.

 

Pós treino

A alimentação adequada antes e depois do treino é muito importante. Após a carga de exercícios é bastante importante consumir proteínas, pois elas auxiliam na recuperação e formação do tecido muscular e, além disso, podem evitar lesões. Confira ótimas opções de pura proteína:

 

Ovos

O seu valor biológico é maior que muitos outros alimentos. Os ovos apresentam um poder de proteína de 6g a cada 1 ovo grande. O ideal é em sua forma cozida e, mais uma vez, deixando de lado as frituras! A gema do ovo é rica em vitaminas e possui gorduras importantes para fornecer energia. Já a clara é uma fonte da proteína albumina, fundamental no crescimento e formação de enzimas, além disso, por ser rica em proteínas, proporciona grande sensação de saciedade!

Peito de Frango

Considerado uma proteína magra, o peito de frango ajuda na regeneração muscular e é a parte que contém menos gordura animal. Seu poder de proteína é de 24g por cada porção de 90g. Evite o excesso de sal e prefira condimentos com menor quantidade de sódio. Uma boa pedida é completar o prato com outros vegetais como cenoura, brócolis e espinafre e também com um mix de folhas verdes! Outra vez, nem pense em fritá-lo!

Iogurte grego

Ele se tornou muito popular e vem ganhando cada vez mais adeptos, justamente porque apresenta uma taxa maior de proteínas em relação ao iogurte tradicional. Além disso, auxilia na digestão de outras proteínas e é uma fonte de cálcio, fósforo e vitaminas. Mas atenção! É muito importante ler o rótulo, assim você terá certeza de estar consumindo o verdadeiro iogurte grego. Os principais ingredientes deste tipo de iogurte devem ser o leite e probióticos. Cuidado com que contém ingredientes como soro do leite, espessantes, creme de leite e gelatina na composição e caso não encontre uma opção viável, prepare o seu!

Iogurte-grego-caseiro-2

Agora você já sabe o que é ideal para consumir antes e depois do treino! Mas lembre: para o sucesso nos resultados, sempre busque a orientação e acompanhamento de um profissional. Bom treino!

 

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